84

Temporária é um díptico constituído por dois objectos artísticos diferentes, que se situam na mesma constelação temática da relação entre o indivíduo e o seu trabalho. Trata-se de um espectáculo de teatro, Cookies & Cream, e de uma vídeo-instalação, The bit of cake you offer me / I will not be satisfied.

O espectáculo de teatro pretende problematizar a condição de ser temporário (a), enquanto maneira de estar, maneira de pensar, maneira de encontrar um lugar. Parte-se do princípio que esta, mais do que uma questão de precariedade laboral, é a condição ontológica da nossa contemporaneidade. Hoje, somos, todos, pessoas vulgares a tentar criar para si a ilusão da excepcionalidade.

A vídeo-instalação foca o problema da (in)visibilidade do indivíduo no espaço da cidade e como esta é afectada pelas tarefas que executa. Há tarefas que nos escondem e outras que queremos esconder.

O díptico será estreado na próxima edição do Festival Temps d'Images, dias 30 e 31 de Outubro de 2010, no CCB (Centro Cultural de Belém).



COOKIES & CREAM



Duas mulheres e um homem obeso estão num balneário à espera de entrar para a sala principal, cantam, dançam e seduzem-se nesse espaço de olhares temporários, num ambiente tenso e ao mesmo tempo festivo sul-americano. Esta criação é sobre saias curtas, fios de ouro, água de coco, gordura, racismo, pássaros tropicais, política económica mundial e sobre coisas que vocês nem imaginam.


Textos: Catarina Vieira, Mickael de Oliveira, Solange Freitas e Wagner Borges

Criação: Solange Freitas e Catarina Vieira

Interpretação: Solange Freitas, Catarina Vieira, Wagner Borges

Participação especial: Bruno Bento

Colaboração artística: John Romão

Desenho de luz: Daniel Worm d' Assumpção

Fotografia: Bruno Simão

Produção executiva: Vertigo-Associação Cultural

Co-produção: Colectivo 84 / Penetrarte, CCB (Centro Cultural de Belém), Duplacena, Festival Temps d'Images




THE BIT OF CAKE YOU OFFER ME / I WILL NOT BE SATISFIED



Inspirado em Antígona, de Jean Anouilh

Criação e Interpretação: Catarina Vieira e Solange Freitas

Participação especial: Simone de Oliveira

Realização e montagem vídeo: Carlos Conceição

Produção executiva: – Vertigo-Associação Cultural

Co-Produção: Colectivo 84 / Penetrarte, CCB (Centro Cultural de Belém), Duplacena, Festival Temps d'Images