84

COLECTIVO 84



DIRECÇÃO ARTÍSTICA


ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Nelson Vitória


APRESENTAÇÃO
O Colectivo 84 / Penetrarte - Associação Cultural é uma estrutura fundada em 2004. Sob a direcção artística de John Romão (actor e encenador) e Mickael de Oliveira (dramaturgo e investigador de Estudos Teatrais), esta associação aposta na difusão e produção das artes performativas contemporâneas, focando-se principalmente no teatro de criação e na dramaturgia portuguesa e europeia.

A programação do Colectivo 84 continua a tentar responder ao significado sempre perturbador do termo “contemporâneo”. O que significa Contemporâneo para o Colectivo 84? A resposta abarca 4 pontos: 1) estruturar a sua programação através de uma temática do nosso tempo; 2) defender uma ideia transversal de contemporaneidade de formas artísticas transfronteiriças (altermodernidade); 3) uma noção clara de desejo de fomentar a criação da dramaturgia portuguesa dramática e pós-dramática; 4) fomentar a metodologia da criação teatral, ultrapassando entraves impostos pelo conceito clássico de "encenação", na busca de uma experimentação, acompanhada por artistas, pensadores e criadores do nosso tempo.

Recebeu apoios de entidades privadas, públicas e ministeriais no âmbito nacional e internacional: Direcção Regional de Cultura do Centro, Fundação Calouste Gulbenkian, Governo de Portugal / Direcção Geral das Artes – Secretaria de Estado da Cultura, tendo estabelecido co-produções com Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Festival Citemor (Montemor-o-Velho), Festival Materiais Diversos (Minde), Festival Temps d'Images (Lisboa), São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), Culturgest (Lisboa), Associação Zé dos Bois (ZDB), RDP Antena 2 (Lisboa), Konstanz Theatre (DE), Teatro La Laboral (ES), Meteorit Theater (ESL), Corps de Textes Europe (FR), Stone/Castro (AUS), e teve os apoios de entidades tais como Instituto Camões, Goethe Institut e União Europeia Culture Programme (2007-2013) – cooperation projects.

O Colectivo 84 / Penetrarte é uma estrutura subsidiada pelo Governo de Portugal / Secretaria de Estado da Cultura - Direcção Geral das Artes e é uma estrutura associada da Galeria Zé dos Bois (ZDB), de Lisboa, e da Casa das Caldeiras, de Coimbra.