84

70kg
O espectáculo "70kg" estreou a 25 de Março de 2009, na Casa Municipal da Juventude de Cacilhas (Almada), integrado na Quinzena da Juventude de Almada, com textos de Mickael de Oliveira, direcção de John Romão e interpretação do skater João Martins (Bastão), Ariana Manso (a sua namorada) e o seu cão.

Apresentamos aqui alguns excertos dos textos de Mickael de Oliveira.

I
Eu não oiço punk rock californiano
oiço Beethoven até mesmo quando skato
Mas se dissesse isso aos meus amigos
chamar-me-iam paneleiro
Paneleiro por gostar de uma música que joga com mais de dois acordes

Não gosto de punk rock
e não é por estar assim vestido que aprecio a cultura americana
que se baseia na exploração do suíno de classe média

Aqui em Almada o McDonald’s é bem melhor do que aquele junto ao Macy’s
no coração de Manhattan
onde te entregam para as mãos um sunday de merda
Nós aqui na Europa devíamos louvar deus
pelo facto de termos os sunday’s que temos
Devíamos agradecer cada colherada e lambidela
daquele sunday com molho de chocolate
Nem toping têm aqueles cabrões
Dão-te um pacote de amendoins e desenrascas-te
abres o pacote com os dentes
e vertes metade para fora
ficas com os dedos cheios de gordura

A Europa é mais exigente até na feitura de um gelado
que sai à pressão de uma máquina
Mas lá não
A filosofia do capitalismo explicada em termos poéticos e alegóricos
daria o seguinte quadro
O capitalista
que é um gordo
abre a boca a outros gordos de classe de média
não para lhes dar um beijo com sabor a chocolate
mas para lhes escarrar lá para dentro
O capitalista diz-lhe
engole ó porco que és tu que fazes a fortuna da minha marca e felicidade
Depois esse Gordo-Mor pode investir na bolsa e comprar acções e enriquecer
Mas a única diferença entre os gordos é que
o Gordo-Mor vai morrer com as artérias entupidas de gordura de caviar
enquanto que os gordinhos suburbanos vão morrer entupidos de manteiga de amendoim
Mesmo assim não sou anti-americano ou mesmo anti-capitalista ou anti-sionista
Acredito no dinheiro
no capitalismo
em Israel
e na Madonna

(...)

Vender uma televisão
dá mais lucro do que dar emprego a um professor
E porquê educar aqueles ursos?
devem pensar os que estão no governo
Não precisamos nós de canalizadores e de empregadas de limpeza
Quanto mais burros melhor
são mais fáceis de domesticar
mais facilmente convencidos no dia das eleições
Um povo idiota precisa de políticos menos esforçados


II
A ilusão nunca é cómica
É sempre um desespero


III
Quero-te aqui na cama do meu quarto
do apartamento dos meus pais
que me lavaram o corpo quando nasci
e quando fui trespassado por 70kg
Quero estar contigo nesta torre
e pensar que é uma parte de um castelo da Eurodisney
Ficar contigo
e depois seguires-me até à praça
e protegeres-me
Tenho medo de andar de skate na praça onde fui espancado
por uns tipos que batem porque sim
porque aceitaram as televisões do governo
e os programas da MTV
Porque não conseguiram interpretar os filmes violentos de Hollywood
e distinguir o real da ficção
Eu não sou daqui
A sério que não sou


IV

Tenho livros escondidos por aí.


VII

Mas agora trabalhar é diferente

Antes trabalhava na construção civil

mas tive de parar quando levei com uma viga de aço

que me rasgou as costelas

Fiquei internado

comecei a dar valor ao epicurismo

pensei que ia morrer quando vi o osso de uma costela

Depois estive nos ares condicionados

mas agora quando não estou no teatro

estou na arqueologia

Adoro escavar e descobrir cenas

Ultimamente tenho descoberto

junto ao castelo de são jorge

moedas e cacos de cerâmica da idade do bronze

Gosto do que faço

é um regresso à terra

ao sentimento telúrico

escavar e ficar com as unhas com terra

cheirá-la


Sem comentários: