84


PT
JOHN ROMÃO (Actor | Encenador)

Nasceu em 1984. Licenciatura em Teatro – Actores / Encenadores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Curso internacional Nouvelle École des Maîtres, com direcção de Rodrigo García. Curso de Estéticas e Teorias da Arte Contemporânea, Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa). A sua formação inclui o contacto com Jan Fabre, Romeo Castellucci, Wim Vandekeybus, Mónica Calle, Vera Mantero, João Fiadeiro, entre outros. Em teatro, trabalhou como actor/performer com Paulo Castro, Romeo Castellucci, Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Tiago Rodrigues (Mundo Perfeito), Jorge Andrade (Mala Voadora), Mariana Tengner Barros, Nilo Gallego, Francisco Salgado, Rodrigo García (La Carnicería Teatro), Maria João Machado, Marcos Barbosa, Jean-Paul Bucchieri e Harvey Grossman.
Desde 2005 que é dramaturgo e assistente de encenação do encenador hispano-argentino Rodrigo García (Prémio Europa de Teatro 2009 - Novas Realidade Teatrais): Daisy (Bonlieu Scène Nationale d'Annecy, 2013), Gólgota Picnic (Centro Dramático Nacional de Madrid, Festival d'Automne à Paris, 2011), Esto es así y a mi no me jodáis (Bonlieu Scène Nationale d'Annecy, 2010), Cruda, vuelta y vuelta, al punto, chamuscada (Festival d’Avignon, 2007), Et balancez mes cendres sur Mickey (Théâtre National de Bretagne, 2006) e Autocompassion (Festival Citemor, 2006). Foi performer e assistente de Romeo Castellucci na performance Attore il tuo nome non è esatto (Bienal de Veneza 2011). Colaborou artisticamente nos projectos da Mala Voadora: O decisivo na políticaMemorabiliaCasa e Jardim.
Em cinema trabalhou com os artistas João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira e os realizadores João Pedro Rodrigues e Manoel de Oliveira.
Dirige os seus espectáculos desde 2002, destacando: Cada Sopro de Benedict Andrews, co-encenação com Paulo Castro (Teatro da Politécnica / Festival de Almada, 2013), Eu não sou bonita. Eu sou o porco. de Angélica Liddell e Paulo Castro (Festival Citemor 2012), Horror ou breve estudo sobre a paralisia (Teatro Nacional D. Maria II, 2011), Agamémnon de Rodrigo García (São Luiz Teatro Municipal, 2011), O arco da histeria (Negócio/ZDB, 2010), Morro como país de Dimítris Dimitriádis (Festival Citemor, 2010), Só os idiotas querem ser radicais (Festival Materiais Diversos, 2009), Velocidade Máxima (Festival Citemor, Teatro La Laboral, 2009),  Hipólito de Mickael de Oliveira (2009), A direcção do sangue a partir de um poema de José Tolentino Mendonça (2008), Skaters (2008), Paisagem e Silêncio de Harold Pinter (2006), Why can i be me (2005-2006), Distante de Caryl Churchill (2004).
Foram-lhe atribuídos alguns prémios: Prémio Jovens 2014, categoria de Teatro; Jovens Criadores Nacionais 2012, categoria de Teatro (CPAI - Clube Português de Artes e Ideias); Emergentes - Novos Criadores, promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II (2011); Prémio Jovens Talentos - Almada, Terra das Artes e da Criatividade 2010. Co-direcção artística do festival END - Encontros de Novas Dramaturgias, que promove a nova dramaturgia portuguesa e europeia. Foi professor de Teatro na Escola Superior de Dança, onde dirigiu espectáculos a partir de textos de vários dramaturgos contemporâneos (2009-11). Em 2012/13 dirigiu o GTN - Grupo de Teatro da Universidade Nova de Lisboa, cujo trabalho mereceu uma menção honrosa por parte da Universidade de Lisboa.
A convite de Romeo Castellucci e em sua representação, participou em Voyages du Kadmos, projecto de novos encenadores europeus no Festival d'Avignon 2013. (Website: http://johnromao.blogspot.com)


EN
JOHN ROMÃO (Actor | Director | Assistant Director)

Born in 1984. BA in Theatre – Actor / Theatre Director, Higher School of Theatre and Cinema (Lisbon). Internacional theatre course Nouvelle École des Maîtres, by Rodrigo García. Course of Aesthetics and Theories of Contemporary Art, National Society of Arts (Lisbon). His formation includes the contact with the artists Jan Fabre, Romeo Castellucci, Wim Vandekeybus, Mónica Calle, Vera Mantero, João Fiadeiro, among others. In theatre, he worked as actor and performer with Paulo Castro, Tiago Rodrigues (Mundo Perfeito), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Jorge Andrade (Mala Voadora), Mariana Tengner Barros, Nilo Gallego, Francisco Salgado, Rodrigo García (La Carnicería Teatro), Maria João Machado, Marcos Barbosa, Jean-Paul Bucchieri and Harvey Grossman. 
Since 2006, he is dramaturg and assistant director of the Spanish-Argentine Rodrigo García (Europe Theatre Prize 2009 - New Theatrical Realities): Daisy (Bonlieu Scène Nationale d'Annecy, 2013) Gólgota Picnic (Centro Dramático Nacional de Madrid, 2011), C'est comme ça et me faites pas chier (Bonlieu Scène Nationale Annecy, 2010), Cruda, vuelta y vuelta, al punto, chamuscada (Festival d'Avignon, 2007), Et Balancez mes Cendres sur Mickey (Théâtre National Bretagne, 2006) and Autocompassion (Festival Citemor 2006)He collaborated as performer and assistant director to Romeo Castellucci in the performance Attore il tuo nome non è esatto (Biennale di Teatro di Venezia, 2011). He worked as artistic colaborator in theatre projects by company Mala Voadora (Lisbon): O decisivo na política (2009), Memorabilia (2011), Casa e Jardim (2012).
In cinema he worked with the artists João Pedro Vale and Nuno Alexandre Ferreira (the film Werther Effect premiered in Lisbon and Estoril Film Festival) and the film directors João Pedro Rodrigues (To die like a man), Sérgio Brás D'Almeida and Manoel de Oliveira.
He directs his shows from 2002: Cada Sopro / Every Breath by Benedict Andrews, co-direction with Paulo Castro (Teatro da Politécnica / Festival de Almada, 2013), Eu não sou bonita. Eu sou o porco. by Angélica Liddell and Paulo Castro (Citemor Festival 2012), Horror or brief study about paralysis (Lisbon National Theatre D. Maria II, 2011), Massacre by Paulo Castro (Citemor Festival 2011), Agamémnon by Rodrigo García (São Luiz Teatro Municipal, 2011), I die as a country by Dimítris Dimitriádis (Citemor Festival, Black Box Teater Oslo, 2010), The arch of hysteria (Negócio/ZDB, 2010), Only idiots wanna be radical (Materiais Diversos Festival, 2009), Velocidade Máxima (Citemor Festival, 2009), Hippolytus by Mickael de Oliveira (2009), The blood’s direction inspired in a poem by José Tolentino Mendonça (2008), Skaters (2008), Why can i be me (2005-2006), Landscape and Silence by Harold Pinter (2006), Far away by Caryl Churchill (2004).
Awarded in the category of Theatre Director, in the national portuguese concourse Jovens Criadores 2012 (Young Creatives 2012). Awarded by Lisbon National Theatre (Teatro Nacional D. Maria II) with the project Emergentes - Young DirectorsPrize Almada - Terra das Artes e da Criatividade (2010), for his work in theatre. Co-director of the festival END - Encontros de Novas Dramaturgias, who promotes the new portuguese and european dramaturgy. He teached Contemporary Theatre at Higher School of Dance in Lisbon, where he directed different plays of contemporary dramaturgy (2009-11). In 2012/13 he directed GTN - Theatre Group of the New University of Lisbon. (Website: http://johnromao.blogspot.com)