84

POCILGA




Tudo o que Pier Paolo Pasolini escreveu e filmou está ligado à dimensão do íntimo, à vida do corpo humano. O espetáculo Pocilga pretende homenagear um dos autores mais profícuos e controversos do nosso tempo, no ano em que se assinala os 40 anos da sua morte.
Em Pocilga corpos e porcos são objetos de uma mesma ocultação, de uma única depreciação. Pasolini faz um retrato metafórico que retrata a decadência da degradação humana, alastrada pela sociedade capitalista, retrato esse que destila a história de um homem cuja paixão é causa de escândalo. A sua Diversidade, o amor desviante, a sua monstruosidade, poderá equiparar-se ao massacre de milhares de corpos de uma Alemanha nazi? Sim, e é para isso que existem os pactos de silêncio: uma aliança política urge como o meio de silenciar "tudo o que não vive", ou seja, tudo o que não é visto aos olhos do outro.
O amor, o sagrado e o político são três das principais dimensões desenvolvidas neste espetáculo dirigido por John Romão, na estreia mundial em língua portuguesa de um dos maiores textos de Pasolini.

Texto: Pier Paolo Pasolini
Tradução e encenação: John Romão
Com: Albano Jerónimo, Ana Bustorff, Cláudio da Silva, João Lagarto, Mariana Tengner Barros, Pedro Lacerda, Paulo Pinto/Miguel Loureiro, Guilherme Moura, Mickael de Oliveira, André Reis, Wesley Barros e figurantes
Música: Nicolai Sarbib
Espaço sonoro: João Bento
Desenho de luz: José Álvaro Correia
Cenografia: F. Ribeiro com John Romão
Figurinos: Carolina Queirós Machado
Apoio aos figurinos: Rita Lopes Alves
Assistência em digressão: Solange Freitas
Direcção técnica: Carlos Ramos
Produção: Stage One
Coprodução: Colectivo 84 (Lisboa), Culturgest (Lisboa), Teatro Nacional São João (Porto), Teatro Viriato (Viseu), Teatro Virgínia (Torres Novas)
Coapresentação: TAGV (Coimbra)
Apoios: Bienal de Teatro de Veneza / Laboratórios Internacionais, Eira, Mala Voadora
Residência artística: O Espaço do Tempo
Espectáculo integrado na Rede Cinco Sentidos

O Colectivo 84 é uma estrutura apoiada pelo Governo de Portugal, Secretaria de Estado da Cultura / Direção Geral das Artes

Próximas apresentações
- 20 Junho 2015: Teatro Virgínia (Torres Novas)
- 27 Junho 2015: Teatro Viriato (Viseu)
- 3 a 12 Julho 2015: Teatro Nacional São João (Porto)